Amazon View!

Matérias Temáticas | Turismo

Belterrra com excelentes praias e lazer no verão

Aramanaí é uma das muitas excelentes pedidas para o turismo e o lazer no municipio que sediou um dos mais ousados projetos de plantio de seringa do magnata norte-americano Herry Ford. Dispõe de pousada e restaurante na bela orla do rio Tapajós e festeja a padroeira, com seu Círio fluvial noturno, entre os dias 9 e 17 de setembro

Belterra, Município desmembrado de Santarém, também compartilha das belezas das praias do Tapajós, oferecendo excelentes opções, dentre elas as do Pindobal, Ponta do Maguari e Aramanaí, ligadas por estrada e por via fluvial às duas cidades.

Quem vier desfrutar do Çairé de Alter do Chão, não deve perder, portanto, a oportunidade de conhecer as belezas da orla belterrense e, ao mesmo tempo, sentir a religiosidade da vila balneária de Aramanaí, que dista apenas 10 kms por estrada ou 30 minutos de barco e realiza de 9 a 17 de setembro a festividade em honra a Nossa Senhora das Dores, padroeira da localidade.

Durante a festa, há competições esportivas, leilões, desfiles e disputa de canoas a vela, além do mais típico: um autêntico arraial, bem tradicional da região.

Mas o ponto alto da festa é o Círio fluvial noturno, quando a padroeira é conduzida a bordo de uma das embarcações, acompanhada por um cortejo de outras, cuja iluminação forma um longo colar de luz e cor.

O séquito aporta em frente à vila, onde a multidão aguarda a Santa e a conduz em procissão até a igrejinha, acontecendo a seguir a ladainha, queima de fogos e passeios no arraial, com direito a tudo que uma boa festa do interior oferece, inclusive o animado forró.

O lugar ainda oferece ao visitante a Pousada e Restaurante “Sereia”, famosa pelo paladar de seu variado cardápio regional e por estar localizada numa das praias mais bonitas do Tapajós, onde desemboca o belo igarapé do Encanto, cujas águas cristalinas fazem jus ao rio do qual é caudatário. (Apolonildo Britto - Revista Amazon View – Edição 32)

 
Apolonildo Brito

OUTRAS

Parceiros