Amazon View!

Jornalismo | Reportagens

Veleiros oceânicos em rally pela Amazônia

Uma aventura que só os privilegiados podem curtir foi vivenciada por 50 tripulantes de diversas nacionalidades, em 18 veleiros oceânicos, que participaram do I Rally Transamazone, evento integrado este ano ao III Rally Les Iles du Soleil, para incursões na Região Amazônica. A promoção é uma iniciativa do Clube Europe Nautisme, sediado na Espanha, cabendo a parte regional do Rally ao Governo do Pará, através da Secretaria de Esporte e Lazer.

O evento não é uma competição como o próprio nome evoca, mas um passeio turístico em veleiros oceânicos de última geração, que inclui ainda destinos por roteiros terrestres e aéreos, cujas embarcações partiram das Ilhas Canárias, em outubro de 2000, passando por Cabo Verde e Senegal, chegando ao Brasil para a segunda etapa, com visitas a Salvador, Recife, Fernando de Noronha, Fortaleza, Soure e Belém, de onde deram início ao       I Rally Transamazone, dia 18 de março deste ano.

O ponto alto do passeio, em águas da Amazônia, propicionou emoções inusitadas no coração a cada porto ancorado, uma emoção diferente pelo exotismo regional: a montaria em búfalos, a quadrilha junina, a capoeira, a música regional, a dança do xote, o carimbó, o folclore dos botos Tucuxi e Cor-de-Rosa, o artesanato e gastronomia locais, enfim, tudo que faz parte de nossa exótica cultura.

Para registrar o evento foram convidadas as revistas especializadas “Náutica”, “Offshore” e “Trip”, inclusive francesas, como “Bateaux” e “Voiles & Voilliers”. A Amazon View também esteve presente com o fotógrafo João Ramid e com a equipe comandada por Wandeley Soares, em Santarém.

Amazônia, incluindo escalas em São Sebastião da Boa Vista, Breves, Gurupá, Almeirim, Monte Alegre e Santarém, voltando por Prainha, Gurupá, Afuá e Ilha Mexiana, no Arquipélago de Marajó, de onde retornaram plenos de fortes lembranças das aventuras vividas em nossas plagas.

O I Rally Transamazone teve ainda o suporte técnico do Governo do Estado, que incorporou uma embarcação à frota como apoio de manutenção, assistência médica e de navegação aos ilustres visitantes, o mesmo também oferecido pela lancha da Capitania dos Portos, objetivando segurança e conforto no evento. Às prefeituras dos locais visitados coube o suporte logístico, a execução de programação cultural e receptiva em seus municípios, com passeios turísticos, apresentações culturais e lazer.

O trajeto amazônico dos veleiros foi dos mais inspirados. A viagem pelo majestoso rio Amazonas, desde a chegada em Soure, até a partida da Ilha Mexiana, deve ter sido inesquecível para os navegadores do Rally, como também a passagem pelo Estreito de Breves e o Encontro das Águas em Santarém, onde os veleiros permaneceram por uma semana.

Em Uma aventura que só os privilegiados podem curtir foi vivenciada por 50 tripulantes de diversas nacionalidades, em 18 veleiros oceânicos, que participaram do I Rally Transamazone, evento integrado este ano ao III Rally Les Iles du Soleil, para incursões na Região Amazônica.

A promoção internacional é de iniciativa do Clube Europe Nautisme, sediado na Espanha, cabendo ao Governo do Estado do Pará, através de sua Secretaria Executiva de Esporte e Lazer, organizar, coordenar e patrocinar a parte regional do Rally. O evento não é uma competição como o próprio nome evoca, mas um passeio turístico em veleiros oceânicos de última geração, que inclui ainda destinos por roteiros terrestres e aéreos.

As embarcações partiram das Ilhas Canárias em outubro de 2000, passando por Cabo Verde e Senegal, chegando ao Brasil para a segunda etapa, com visitas a Salvador, Recife, Fernando de Noronha, Fortaleza, Soure e Belém, de onde deram início ao I Rally Transamazone, dia 18 de março deste ano. Foi o ponto alto do passeio, propiciando emoções inusitadas no coração da cada porto uma emoção diferente: a montaria em búfalos, a quadrilha junina, a capoeira, a música regional, a dança do xote, o carimbó, o folclore dos botos Tucuxi e Cor-de-Rosa, o artesanato e gastronomia locais, enfim, tudo que faz parte de nossa exótica cultura.

Para registrar o evento foram convidadas as revistas especializadas “Náutica”, “Offshore” e “Trip”, inclusive francesas, como “Bateaux” e “Voiles & Voilliers”. A Amazon View também esteve presente com o fotógrafo João Ramid e com a equipe comandada por Wandeley Soares, em Santarém. (Apolonildo Britto – Revista Amazon View – Edição 37)

 
Apolonildo Brito

OUTRAS

Parceiros