Amazon View!

Jornalismo | Reportagens

Marinha capacita profissionais em Roraima

A preocupação com o cumprimento das regras de segurança das pessoas transportadas e a necessidade de alertar os profissionais dos acidentes que podem ser evitados em vias fluviais levaram à parceria entre a Marinha do Brasil e a Secretaria de Planejamento e Turismo, para a realização do curso de condutor aquaviário, no início de junho, em Boa Vista.

O curso foi ministrado por marinheiros da Capitania dos Portos da Amazônia Ocidental. Ano a ano, no período de verão de Roraima, que inicia em novembro e vai até abril, tem havido uma crescente procura por serviços de transportes turísticos na Praia Grande e no inverno pacotes para a cachoeira Véu de Noiva, na Serra Grande, e também nas ruínas do Forte São Joaquim, construído pelos portugueses para garantir a posse das terras na época da colonização.

            No verão o tráfego de barcos de uma margem à outra do rio Branco é intenso, além das lanchas, jet-skis que navegam em todos os sentidos.  Segundo o chefe do Departamento de Ensino Profissional Marítimo, o capitão-de-fragata José Paulo Perezino, o curso habilitou condutores aquaviários, operadores de máquinas e operadores de barcos de pesca que foram instruídos em marinharia, combate a incêndio, navegação, prevenção a naufrágios, primeiros socorros e funcionamento de motores.

O operador de turismo Fernando Matos disse que “esse curso cria  um efeito multiplicador para a população ribeirinha e para quem trabalha com turismo, além de proporcionar ao turista uma maior segurança e conforto, criando uma visão ambiental e uma nova  alternativa de renda para os pescadores que, além desta atividade, operam o turismo no período do defeso e no transporte de passageiros para a Praia Grande”. (Apolonildo Britto - Revista Amazon View – Edição 38)

 
Apolonildo Brito

OUTRAS

Parceiros