Amazon View!

Jornalismo | Reportagens

Mutirões preparam Santarém para o novo milênio

Em que pese o problema financeiro, mal que afeta todo o país, os santarenos têm a sorte de hoje contar com uma das mais dinâmicas administrações públicas de toda a história do município, comandada pelo prefeito Joaquim de Lira Maia. O dinamismo da administração Lira Maia não é simples peça de retórica política. Foi constatada em recente pesquisa realizada no município, que revela a aprovação de 87% dos entrevistados.

O prefeito Lira Maia trabalha com a perspectiva de que a população santarena será dobrada daqui a oito anos. E para fazer frente à essa expansão demográfica, o município precisa ter organização e trabalho com vistas para o futuro próximo. Ele  está com as mãos na obra, inclusive alcançando recordes como em um ano e meio asfaltar 25 quilômetros de ruas e avenidas, cerca de 30 por cento de tudo o que já foi feito em Santarém, em termos de asfaltamento.

Entre as obras de tratamento de ruas e avenidas, destaca-se a Moaçara, que desponta como novo cartão-postal da cidade, pelo modernismo implementado em suas linhas de construção com duas pistas e iluminação no canteiro central.

Na atual administração, já foram abertos 360 quilômetros de ramais e construídas 22 pontes de madeira em áreas de colônia e em 1997 foi promovida a melhor e mais grandiosa Festa do Çairé nos mais de trezentos anos de existência do evento, com a abertura de um espaço destinado a realizações de shows na vila de Alter do Chão e resgate do folclore local, inclusive dos cordões de botos, sem quebrar o prestígio do tradi-cional Çairé, principal festa santarena.

O município vislumbra entrar no século XXI como uma das localidades mais desen-volvidas do Norte brasileiro, puxado pela ampliação do porto, que passará a operar também com exportação de grãos a granel; chegada da energia de Tucuruí, o que está se tornando realidade e ainda o total asfaltamento da estrada Santarém-Cuiabá, prestes a ser concretizado.

A curto prazo, Santarém despontará no cenário amazônico como importante pólo turístico. Para tanto, o Governo do Estado do Pará já tem elaborado projeto, bem como a Sudam, que incentivará o setor através do programa básico do Prodetur.

Dentro do pressuposto de que em uma década Santarém terá uma explosão demográfica, o prefeito Joaquim de Lira Maia adota política de maior incentivo à pecuária e à industrialização da madeira e peixe, os dois maiores sustentáculos da econmia santarena.

Na área educacional, a administração municipal projeta construir cem escolas até o final do presente ano. Até agora já foram erigidos 73 educandários, todos equipados e com arquitetura adaptada às condições climá-ticas da região. Santarém possui 445 escolas municipais, maior número no interior do Pará, base que favorece o projeto em execução de ampliar o curso de primeiro grau no interior do município, principalmente nas regiões do Tapajós, Arapiuns e colônias.

No ano passado, foram estendidos dez quilômetros de energia elétrica na região rural e a mesma extensão na área urbana. Agora em 1998 serão inaugurados mais 32 quilômetros de energia elétrica na zona rural.

Foram reformados 22 postos de saúde e todos os centros de saúde do município de Santarém, dentro do programa Mutirão criado pelo prefeito Lira Maia, que inclui limpeza da cidade, manutenção de creches que abrigam 1750 crianças, atividades de emissão de documentos, multi-atendimen-tos no setor de saúde e até um programa radiofônico de seresta. Perto de duzentas mil pessoas já foram atendidas com expedição de documentos.

O Mutirão de Limpeza adota como sistemática de serviço ‘‘uma forma nova, moderna e dinâmica’’, como diz o prefeito Joaquim de Lira Maia. A sistemática engloba a população, que recolhe o lixo dos quintais para coleta nas ruas por parte da prefeitura, órgãos públicos e organizações não-governamentais,

Desde o início da atual administração já foram realizados 18 mutirões de limpeza, perfazendo o total de 13 mil carradas de entulho, em caminhões. Apenas um bairro de Santarém ainda não recebeu o mutirão, o que ocorrerá após as eleições de outubro. Até agora, mais de duzentas mil pessoas já foram beneficiadas pelo Mutirão de Limpeza. (Apolonildo Britto – Revista Amazon View – Edição 17)

 
Apolonildo Brito

OUTRAS

Parceiros