Amazon View!

Jornalismo | Reportagens

Comemoração marca os 90 anos do 8º BEC

O Oitavo Batalhão de Engenharia e Construção (8º BEC), sediado em Santarém, completou 90 anos no dia 4 de junho deste ano, uma data digna de comemoração pelos relevantes serviços prestados à Nação brasileira. Criado por decreto em 1908, com denominação de 5º BEC, tendo inicialmente como sede a cidade mato-grossense de Juruena, revelando desde então a sua vocação de desbravar e integrar a Amazônia.

A unidade recebeu várias denominações durante sua existência, sendo também sediado em Niterói-RJ, Quitauna-SP, Lajes-SC e finalmente transferido em 1970 para Santarém, com a missão de construir a BR-163, a Santarém-Cuiabá. Possui um longo acervo de realizações, tais como construção de 302km de ferrovias no tronco Sul, rio Pelotas à Mafra, em Santa Catarina;  302km de rodovias (BR-116), no trecho rio Pelotas à Mafra; e  663km (projeto e terraplanagem) da BR-282, ligando São Miguel do Oeste a Florianópolis-SC.

Na Amazônia, construiu muro de contenção em Parintins, Amazonas; asfaltamento da PA-457, Santarém-Alter do Chão; abertura de clareiras ao longo do rio Urucu-AM; construção da BR-163, trecho (Santarém-Jacare-acanga; recapeamento asfáltico do Aeroporto de Coari-AM; conservação da BR-163, trecho Santarém-Rurópolis; construção de 54km do poliduto Porto Urucu a Coari-AM; pavimentação (10km) e recapeamento (20km) em Porto Urucu, Amazonas; 30km de pavimen-tação em Santarém-PA; construção de pontes de concreto em Urucu; pavimen-tação de 70km da BR-163, no trecho Santarém-Rurópolis; projeto geo-métrico da BR-163 (Santarém-rio Moju) e projeto da ponte de concreto sobre o igarapé de Jatuarana.

Nas comemorações alusivas à data, os novos recrutas da corporação receberam a Boina Rajada (símbolo do soldado da Amazônia) e se realizou o Baile da Boina no Iate Clube de Santarém. (Apolonildo Britto – Revista Amazon View – Edição 17)

 
Apolonildo Brito

OUTRAS

Parceiros