Amazon View!

Jornalismo | Reportagens

Rede Amazônica inaugura relógio Brasil 500 Anos

O Projeto Brasil 500 Anos do Descobrimento, desenvolvido pela Rede Globo de Televisão, em conjunto com as suas afiliadas, tem por objetivo mobilizar toda a sociedade no sentido de buscar os caminhos para o resgate social através da educação e da cidadania.

O designer dos relógios inaugurados nas capitais brasileiras é de Hans Donner. A estrutura pesa 11 toneladas e mede 13,5 m de altura por 8 de largura. Um painel digital mostra a contagem regressiva para o dia 22 de abril do ano 2000, data oficial em que serão comemorados os 500 anos do Descobrimento do Brasil.

A Rede Amazônica foi responsável pela inauguração de cinco dos 27 relógios erigidos pela Globo (Rio Branco-AC, Macapá-AP, Manaus-AM, Porto Velho-RO e Boa Vista-RR), mobilizando recursos técnicos e humanos. Todas as inaugurações tiveram forte presença popular, muita festa, danças folclóricas e shows artísticos, além do ritual do plantio de uma árvore de pau-brasil pelo genial e brincalhão Hans Donner, que deu um espetáculo de alegria à parte.

Em 24 de outubro de 1998, Manaus foi presenteada com a inauguração do relógio do Brasil 500 anos, em comemoração aos seus 150 anos de cidade. Na ocasião foi feita grande festa na praça Antônio Bittencourt (Praça do Congresso), ponto estratégico do centro da cidade, que contou com apresentação da Orquestra Filarmônica do Amazonas, sob a regência do maestro Júlio Medaglia, além de convidados ilustres, como o designer Hans Donner, o presidente da Rede Amazônica Phelippe Daou, o prefeito de Manaus Alfredo Nascimento, entre outros.

A bonita festa finalizou com chave de ouro o processo de inauguração dos relógios do Projeto Brasil 500 anos, na Região Norte, onde a Rede Amazônica atua. (Apolonildo Britto – Revista Amazon View – Edição 20)

 
Apolonildo Brito

OUTRAS

Parceiros