Amazon View!

Matérias Temáticas | Turismo

Manaus planeja a indústria de Viagem e Turismo

Dados da Embratur revelam que a indústria de Viagem e Turismo é hoje considerada a maior fonte de geração de empregos do mundo. Em 1986 foi responsável pela absorção de 265 milhões de trabalhadores (1 em cada 9). No Brasil, os dados do World Travel and Tourism Council de 1994 apontam que a atividade, direta e indiretamente, era responsável pela manutenção de 5,6 milhões de postos de trabalho (1 em cada 11 trabalhadores).

Uma pesquisa recente divulgada pela Embratur, revela que o Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) indica que o turismo impacta 52 segmentos diferentes da economia. Em Manaus, as propostas da Prefeitura através da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur) buscam modernização da infra-estrutura urbana com investimento na perservação ambiental, de olho nos bilhões de dólares movimentados anualmente com o turismo em todo mundo. Manaus assume a sua vocação de cidade turística e registra mudanças no perfil urbano que garantem conforto e segurança ao visitante.

As obras de infra-estrutura movimentaram a cidade nos últimos anos. Passagens de nível, duplicação de avenidas e a construção de viadutos são apenas alguns exemplos de ritmo acelerado das transformações vividas pela capital amazonense. A multiplicação de equipamentos de esporte e lazer nos bairros é outro sinal de que a cidade se movimenta e acompanha as exigências do seu tempo. Não é à toa que Manaus foi a 8ª cidade brasileira mais visitada por estrangeiros em 1997, segundo dados fornecidos pela Embratur.

Ao lado das obras de infra-estrutura urbana, ações efetivas para melhoria da qualidade dos produtos e serviços turísticos estão fazendo de Manaus um destino atraente para visitantes das mais diversas procedências.

“Quando um turista escolhe um destino está apenas em busca de boas opções de lazer e lugares bonitos. Segurança, conforto e qualidade no atendimento são marcas que o visitante carrega na bagagem de volta, e divulga, segundo pesquisas, para pelo menos cinco pessoas”, afirma Ivano  Cordeiro, presidente da Fumtur.

O projeto Qualidade Manaus vem, desde 1995, conquistando o comprometimento de empresários do setor com o fator qualidade. Espécie de selo de recomendação, o projeto investiga as condições atuais de produto e serviços de diversas atividades, identifica problemas e propõe soluções. No setor de restaurantes, por exemplo, a transformação é notável. As demonstrações de responsabilidade dos empresários da área são decisivas para adequação dos restaurantes às expectativas de qualidade e eficiência do consumidor, cada vez mais exigente, explica Ana Quadros, coordenadora de hotelaria do SENAC-AM, parceiro da Fumtur no Projeto, ao lado do Departamento de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde. O projeto Qualidade Manaus ganhou tanta força que se estendeu ano passado para profissionais de banca de revistas e comerciantes e ambulantes do Parque Cultural, Esporte e Lazer Ponta Negra.

O respeito aos constumes e tradições mais marcantes do manauara deu origem a um projeto tão inovador, quanto importante.  “Uma cara para Manaus” está em sua primeira fase buscando uma face para Manaus turística. E, em parceria com o SENAC e Sindicato das Indústrias de Confecções, a Fumtur convidou alguns artistas plásticos da cidade para estudarem elementos que contribuam para o resgate da identidade na região amazônica. Dos trabalhos apresentados, estão surgindo propostas de uniformes profissionais com a “cara” e o “jeito” de Manaus, elaborados por vários estilistas.

‘           Mais do que promover a valorização e o respeito à forte herança cultural, “Uma Cara para Manaus” prevê a solução dos principais problemas enfrentados pelos profissionais de turismo, o calor. (Apolonildo Britto – Revista Amazon View – Edição 22)

 
Apolonildo Brito

OUTRAS

Parceiros