Amazon View!

Matérias Temáticas | Turismo

Alenquer, um capricho turísticos dos deuses

O potencial turístico de Alenquer já conhecido há muito tempo, mas somente agora, começa a ser elaborado um inventário completo das ofertas do setor neste município paraense, a fim de obter o diagnóstico de todos os atrativos e apontar quais os seus mercados potenciais. O sítio arqueológico “Cidade dos Deuses”, inúmeras cavernas, pinturas rupestres milenares, grandes canyons e belas cachoeiras são opções turísticas que ainda podem ser exploradas.

O inventário conta com um acervo de mais de 500 fotografias e vídeos, além de uma homepage totalmente dedicada a informações do município, abrindo contato direto aos internautas, inclusive com a vila de Alenquer, em Portugal. Segundo Margean Monte, coordenador de Cultura e Turismo do município, Alenquer é rica em paisagens características da região amazônica, tais como lagos, rios, igarapés e exuberante floresta equatorial, com a sua biodiversidade peculiar propícias ao ecoturismo, à pesca esportiva e turismos de selva e aventura. Mas não é só isso.

O município oferece ainda os mais excepcionais e exóticos atrativos da região, como a magnífica e única “Cidade dos Deuses”, cavernas e pinturas rupestres ainda inexploradas, além de canyons que chegam a 200 metros de altura e vários quilômetros de extensão. Ostenta dezenas de belas cachoeiras de águas cristalinas, com quedas livres de até 80 metros, nas quais se destacam o singular Vale do Paraíso, Véu de Noiva, Preciosa, Bem-Fica, Chuva de Prata, Branca e tantas outras que dão ao visitante várias opções.

O lago do Uruxi, que fica a 5km da cidade, abriga densa vegetação amazônica, onde podem ser estudadas diversas espécies de pássaros e uma variedade vegetal extraordinária, inclusive aquática. Outro detalhe importante são suas belas várzeas povoadas de gado e garças, que dão colorido especial à verdejante paisagem, onde despontam o peixe abundante e o caboclo sadio.

Consciente desse rico manancial, a Prefeitura de Alenquer caminha na direção do desenvolvimento turístico, planejando, buscando recursos e fazendo avaliação técnica quanto à capacidade de carga e de impacto ambiental no seu potencial turístico. A preocupação é se desenvolver dentro da filosofia do ecoturismo, de forma sustentável, para “não matar a Galinha dos Ovos de Ouro”, já que o município é carente e ainda não dispõe de infra-estrutura necessária para absorver grande fluxo de visitantes.

A Coordenadoria Municipal de Cultura e Turismo (Comctur) trabalha em várias frentes e põe em prática o Programa Nacional de Municipalização do Turismo, visando sensibilizar a comunidade para a importância do setor e para receber bem o turista e gerar mecanismos legislativos para proteção do meio ambiente. Procura ainda incentivar os interessados ou os que possam ser beneficiados com o setor, que se organizem em associações ou sindicatos, para que possam participar do Conselho Municipal de Turismo que, por sua vez, irá gerir o Fundo Municipal de Desenvolvimento de Turismo, ambos ainda em criação. A participação de Alenquer nesse importante programa está diretamente ligada à recente conquista do “Selo de Município Prioritário para o Desenvolvimento do Turismo”, outorgado pela Embratur, alcançado graças ao empenho da atual gestão municipal, com a produção e envio de vídeo e fotografias acompanhados do Roteiro de Informações Turísticas do Município, comprovando a incontestável vocação turística de Alenquer.

Outro programa que trará bins frutos é o Priecotur, no qual estão incluídos a Cidade dos Deuses, a Casa das Pedras, os lagos do Uruxi e Curumu, cachoeiras e atrativos histórico-culturais, tais como o quilombo do Pacoval, o folclore do Marambiré, Grupo Escolar Fulgêncio Simões e Igreja da Matriz, além do Festival Folclórico de Alenquer, entre outros, que entraram no programa através de pro-jetos apresentados pela Comctur, cujos resultados começaram a chegar com a ida de técnicos da Sectam ao município, nos dias 13, 14 e 15 de junho passado. O BID investe cerca de US$ milhões na Amazônia, através do Proecotur, contemplando a região com parques e infra-estrutura para os municípios que fazem parte do pro-grama, no qual Alenquer está incluído. Serão criadas Áreas de Preservação Ambiental dos lagos Uruxi e Curumu, Cidade dos Deuses, Canyons, Alto Curuá e Cachoeiras. (Apolonildo Britto – Revista Amazon View – Edição 24)

 

 
Apolonildo Brito

OUTRAS

Parceiros