Amazon View!

Matérias Temáticas | Cultura

Itaquatiara realiza a 17ª versão do Fecani

Sede do principal município agropecuário do Amazonas e conhecida como Cidade da Pedra Pintada por possuir em seu portal urbano uma pedra com inscrições indígenas, Itacoatiara possui um importante porto fluvial e organiza anualmente o Fecani - Festival da Canção de Itacoatiara, considerado o maior festival de música da região Norte, com objetivo de divulgar e promover novos talentos regionais da música, além de modalidades esportivas e culturais.

A 17ª versão do Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani 2001) reuniu mais de 40 mil pessoas nos seus quatro dias de realização. Valores da música nacional, como Joanna, Paulo Diniz e Exaltasamba, serviram de atração a mais ao evento, que ainda contou com artistas locais a exemplo de David Assayag, Arlindo Jr., Carrapicho,  Raízes Caboclas, Simone Ávila e Ases do Pagode, além do grupo de música cubano Universón de Cuba, interpretações da MPB com valores amazonenses e grupos de dança.

O prefeito Mamoud Amed, um dos baluartes para a realização do festival, disse que a promoção é tradicional em Itacoatiara, não só por revelar valores, mas também como fonte de renda e empregos e mostrar para o Brasil o quê tem a oferecer nas áreas de turismo e cultura.

O Fecani reúne público não apenas de moradores de Itacoatiara, mas de Manaus e outras cidades amazonenses, além de vários locais do país. Vips lotaram os camarotes, dentre eles, Bruno Azedo, presidente da Airma (Associação dos Itacoatiarenses Residentes em Manaus), o qual disse acreditar que o prefeito Mamoud Amed, já provavelmente para o próximo ano, irá construir um complexo turístico com capacidade para abrigar o público que a cada ano fica maior para assistir ao Festival da Canção de Itacoatiara.

Sidney Rezende, com a composição Dança, foi o grande vencedor do Fecani 2001, seguido de Eudes Fraga e Fausto Nilo (Amor de Reis), Carlos Henry (Rumba Cabocla), Alcione Rocco (Divina Comédia Cabocla) e Floriano Saraiva (Nuves são Nuvens).

O 17º Festival da Canção de Itacoatiara também escolheu o Melhor Arranjo: Dança (Sidney Rezende), Melhor Letra: Dança (Sidney Rezende), Melhor Intérprete: Márcia Siqueira (Dança), Revelação: Antônio Belo Marinho (Meu Lugar) e Melhor Torcida: Soltando a Voz (Bruno Cruz e Luís Carlos).

Prédios Históricos embelezam a cidade

Itacoatiara, a cerca de 300 quilômetros de Manaus, é detentora de história que remonta a 1669, passa por 1758, sob a administração do governador da Amazônia Francisco Xavier de Mendonça Furtado e ainda em 1835, quando foi atacada por insurretos na Guerra da Cabanagem. Por conta deste passado, a cidade possui edificações que enriquecem os seus patrimônios histórico e cultural. Prova disto são os casarões erigidos em estilos português, alemão, espanhol e até judaico. Todo este patrimônio está sendo restaurado pelo prefeito municipal Mamoud Amed.  (Apolonildo Britto – Revista Amazon View -  Edição 40)

 
Apolonildo Brito

OUTRAS

Parceiros