Amazon View!

Matérias Temáticas | Turismo

Festival do Cupuaçu em Presidente Figueiredo

Presidente Figueiredo, no Estado do Amazonas, é o município da região amazônica que apresenta uma das maiores variedades de atrações paisagísticas com sua área abundante em rios, lagos, igarapés, corredeiras, cachoeiras, grutas e cavernas. Os atrativos naturais e culturais do município, aliados à realização de eventos populares, incrementam o turismo local e atraem multidões de visitantes.

Presidente Figueiredo recebeu um público de mais de 120 mil pessoas nos três dias da XII Festa do Cupuaçu e VI Feira Agroindustrial realizadas nos dias 5, 6 e 7 de abril, superando todas as expectativas. O sucesso é creditado à parceria da mídia e dos patrocinadores que contribuíram para a grandiosidade do evento, além dos atrativos naturais e paisagísticos, da facilidade e comodidade que o turista encontra para chegar  no município.

No evento, a cidade foi invadida pelo mega evento, disponibilizando  aos presentes uma programação com shows, concursos, exposições, rappel e passeio de helicóptero sobrevoando toda a área do Parque do Urubuí num esquema especial de segurança para fornecer lazer com tranquilidade. Anualmente, o município recebe quase 500 mil visitantes que são atraídos também por belezas naturais e eventos similares, como o Carnachoeira, Dia do Evangélico, Torneio de Pesca do Tucunaré, dentre outros.

Baseado nesses dados, a Festa do Cupuaçu é uma das principais  atrações do  interior amazonense em quantidade de público e oferta de lazer, sendo Presidente Figueiredo o principal pólo turístico do Estado e não pode ser ignorado pelas autoridades. A exemplo de Parintins, que possui o Bumbódromo, o município está reivindicando o seu Complexo Turístico e de Eventos.

O secretário municipal de Turismo e Meio Ambiente, José Maia, satisfeito com o resultado alcançado está procurando apoio  de entidades nacionais e internacionais para prover o local de melhoria, infra-estrutura e capacitação dos recursos humanos para que Presidente Figueiredo possa desempenhar o seu papel de destino turístico preferencial e captar recursos externos para preservar o seu patrimônio ambiental e, por extensão, melhorar a  qualidade de vida da nossa gente.

O município apresenta uma das maiores variedades de atrações paisagísticas e biológicas, com rios, lagos, igarapés, corredeiras, cachoeiras, grutas, cavernas e uma floresta tropical que abriga grande quantidade de aves e animais silvestres, alguns raros e ameaçados de extinção, completando o maior banco genético do planeta. Outro atrativo explorado no evento foi a rica culinária da região que, sob os cuidados de Paulo Pinheiro virou destaque. Além do cupuaçu, iscas de peixe, bolinhos de piracuí, pães de açaí e queijos, figuram outras delícias.

Presidente Figueido mantém ainda em suas bases, duas Áreas de Proteção Ambiental (Urubuí e Caverna do Maruaga); uma Reserva Biológica (Uatumã); uma Reserva Indígena (Waimiri-Atroarí); dois centros de preservação e pesquisas (Quelônios e Mamíferos Aquáticos e Meio Ambiente) e um Museu localizado no Centro de Proteção Ambiental , que abriga em seu acervo, dentre outros objetos, mais de 180 mil amostras de madeiras da região.

 A sua localização estratégica – Km 107 da rodovia BR-174, que liga o Brasil ao Caribe – aliada ao marketing  natural de apelo romântico dos povos indígenas, da floresta amazônica e de suas belezas naturais, propicia a exploração do ecoturismo. (Apolonildo Britto - Revista Amazon View – Edição 46)

 
Apolonildo Brito

OUTRAS

Parceiros