Amazon View!

Jornalismo | Reportagens

Cavalos, uma paixão nata dos roraimense

A história de Roraima está intrinsecamente ligada à criação de cavalos. É uma ligação tão forte que remonta ao período colonial e à introdução dos primeiros puros-sangues pelos espanhóis, ainda no século XVII. Muitos desses animais foram criados livres no cerrado roraimense, desenvolvendo uma nova espécie que ficou conhecida como Cavalo Lavradeiro.

A criação de animais de raça e a realização de rodeios, corridas e vaquejadas mobiliza grande parte da população local. Os animais despertam verdadeiras paixões. Foi neste cenário que surgiu o Haras Cunhã Pucá, o local dos sonhos para quem aprecia cavalgadas, rodeios, corridas e provas de equitação. 

Situado a apenas cinco quilômetros do Centro de Boa Vista, numa área de aproximadamente dois mil hectares cercada de verde, lagos e riachos de água cristalina, o Haras Cunhã Pucá é um lugar aprazível, que proporciona a seus freqüentadores momentos de lazer e contato com a natureza.

Dotado de uma infra-estrutura completa para a prática de equitação, bar e loja de artigos country, o Haras está aberto todos os dias e nos finais de semana permite a realização de trilhas a cavalo. No local foi instalada recentemente uma churrascaria e está sendo implantado um Jardim Botânico e o primeiro museu totalmente dedicado ao homem roraimense.

O plantel inclui mais de cem animais das melhores linhagens Manga Larga Marchador, Quarto de Milha e Apalooza. Além da arena iluminada para realização de aulas de tambor, baliza e laço à noite, o Haras tem também uma das únicas pistas de velocidade para provas de turfe noturnas. A pista iluminada tem 500 metros de extensão e é projetada para animais competidores Quarto de Milha.

Todos os anos o Haras Cunhã Pucá recebe milhares de pessoas no mês de novembro, quando acontece o Cowboy in Country, evento que já se tornou tradição na região Norte como um dos mais completos rodeios do Brasil, com peões, cowboys e jóqueis, além de animais de todo o país. (Jorge Macedo - Revista Amazon View – Edição 46)

 
Apolonildo Brito

OUTRAS

Parceiros