Amazon View!

Matérias Temáticas | Turismo

Torneio de Pesca esportiva em Oriximiná

Em sua quarta edição, o Torneio Oriximinaense de Pesca Esportiva, 4° TOPE, voltou a registrar um amplo sucesso. Tanto em termos de organização, assim como no que se refere ao índice de participação, os resultados obtidos superaram a expectativa. Grande movimentação de turistas e do povo de Oriximiná tomou conta da Praia do Caipuru e adjacências, em outubro passado, durante a realização do evento de pesca esportiva.

Organizado pela Prefeitura de Oriximiná, através da Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo e do Conselho Municipal de Turismo, esta iniciativa tem como objeto precípuo estimular o potencial turístico no município e, principalmente, desenvolver a consciência da preservação ambiental dos lagos. Segundo o secretario municipal de Cultura, Desporto e Turismo, Adélcio Corrêa da Silva Junior, este ano o torneio contou com 55 participantes, incluindo desportistas do próprio município, de cidades vizinhas e de outros Estados.

O torneio é exclusivamente do peixe tucunaré e suas variações (famflia chinchila SP). O peixe capturado é pesado e medido e, logo, é solto para seu habitat. Este ano, quem capturou os peixes maiores foram os oriximinaenses José Ribamar, mais conhecido como Zeca Diabo, com um peixe de 6,250 kgs, levando um motor 15 HP YANMAH. e o vereador Antonio Odinélio (Ludgero), que ficou em segundo, com um exemplar de 5,800 kg, levando um motor de 8 HP MERCURY. O terceiro lugar ficou para o jovem Weber Oliveira, que pescou um tucunaré com 5,600 kgs, levando um bote de alumínio de cinco metros.

Este ano, todos os participantes ganharam um Kit de Pesca. oferta do Governo do Estado, através do governador Simão Jatene. Os prêmios foram entregues pelo secretario estadual do Meio Ambiente, Gabriel Guerreiro; secretario de Planejamento de Oriximiná, Barcelar Guerreiro, e pela assessora da MRN, Joana. A comunidade do Curupira ganhou um freezer, ofertado pela Mineração Rio do Norte, porque lá foi capturado o maior tucunaré. Este ano, a comunidade foi reconhecida como a que mais preserva o Iago da ação prejudicial dos predadores.

Para o próximo ano, o Torneio precisa ser repensado para que venha atender um maior numero de pessoas, tanto de participantes, assim como do publico que prestigia o evento. Outro detalhe importante dessa competição é que os peixes mortos são doados a entidades assistenciais do município de Oriximiná. A Capitania dos Portos também se fez presente, fiscalizando e vistoriando as embarcações. . (Apolonildo Britto – Revista Amazon View – Edição 58)

 
Apolonildo Brito

OUTRAS

Parceiros