Amazon View!

Matérias Temáticas | Turismo

Boa Vista: 112 anos de idealismo e coragem

Boa Vista, a bela capital de Roraima, foi fundada em 9 de julho de 1890 pelo governador Augusto Ximeno de Villeroy, do Estado do Amazonas. Inicialmente, ficou conhecida como Boa Vista do Rio Branco, devido a influência deste rio na vida da cidade. De 1890 a 1943, como Município do Amazonas, permaneceu esquecida e triste, perdida na imensidão dos campos naturais do rio Branco denominados “lavrados”.

Região de pecuária, que servia apenas para entreposto de embarque de gado para o abastecimento de Manaus, o presidente Getúlio Vargas (1943) criou os Territórios Federais. escolheu Boa Vista para ser capital do Território Federal do Rio Branco. A sorte da cidade, enquanto núcleo populacional começou a mudar com a chegada do primeiro govemador do Territério, capitão Ene Garcez dos Reis. Este governador trouxe, em sua equipe, o então engenheiro civil Dr. Darci Aleixo, recentemente falecido.

 

Dr. Darci era um visionário e, como tal, criou um espetacular plano urbanístico para Boa Vista. Concebeu a planta da cidade como um leque aberto que tem por base o rio Branco, No eixo central desenhou um grande Centro Cívico, onde deságuam grandes e largas avenidas, circundadas por outras belas avenidas circulantes, formando um sistema radial concêntrico de rara beleza. A inspiração para essa concepção, o Dr. Darci foi buscar no traçado de cidades como Belo Horizonte e na praça do Arco do Triunfo, em Paris.

Os governadores, territoriais e municipais, que sucederam o primeiro, implantaram no terreno o plano inicial de Darci Deregusson, coisa rara hoje em dia. Atualmente, em Boa Vista, pode-se apreciar seu traçado, como também ver a arquitetura moderna e arrojada como a Praça das Águas, o Arco do Milênio, Palácio do Governo, Catedral, o Palácio da Cultura, Tribunal de Justiça e tantas outras obras de arte. Boa Vista tem 31 bairros, concentrando-se a maioria na zona oeste da cidade.

Seu aeroporto internacional permite ligações com Georgetown, na Guiana e com a Cuidad Bolivar, na Venezuela e dai a Caracas, Europa e Estados Unidos. Boa Vista tem 210 mil habitantes e uma temperatura agradável durante todos os meses. É banhada pelo rio Branco, mas seu forte nao é o transporte fluvial, pois o curso de agua nao permite navegagao plena. Esta ligada por rodovia a Manaus (758 Km), a Lethen, na Guiana (l25Km), a Santa Elena do Uairen, na Venezuela (217 Km) e dai a Caracas (1530 km).

Possui uma vasta rede de ensino, desde o pre-escolar até a Universidade. São cinco as entidades que oferecem os mais diversos cursos superiores. Boa Vista é uma cidade cosmopolita. Segundo as estatísticas mais recentes, os moradores nativos são apenas 17% do total da população. Nela é fácil encontrar nordestinos (Maranhão, Ceara e Piauí), principalmente nortistas (Pará e Amazonas) e sulistas (Rio Grande do Sul e Paraná). Vivem em clima de brasilidade e de harmonia de costumes e sotaques variados. (Aimberé Freitas – Revista Amazon View – Edição 42)

 
Apolonildo Brito

OUTRAS

Parceiros