Amazon View!

Jornalismo | Reportagens

Exposição acreana espera 120 mil visitantes

Com a expectativa de ser um dos eventos de destaque da temporada na Região Norte, a Exposição Agropecuária do Acre (EXPOACRE) entra na sua 30° edição com várias surpresas para o público entre os dias 24 de agosto e 1° de setembro. O evento irá acontecer no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, que passou por uma ampla reforma e reestruturação para receber cerca de quatrocentos expositores e um publico estimado em 120 mil pessoas.

Durante os nove dias da feira o publico poderá assistir e participar de eventos como vaquejadas, rodeios, prova de laço e corrida de motocross, além de shows musicais que já têm confirmada a presença de artistas como Leonardo. Frank Aguiar. Araketu e Belo.

Com estimativa de movimentar cerca de dois milhoes de reais, os 150 stands que foram cuidadosamente reformados para oferecer conforto e bons serviços, tanto para os participantes da feira quanto para os visitantes, foram projetados para que se tomem uma vitrine de negócios. Coordenado pela Secretaria de Indústria e Comércio, em parceria com a Secretaria de Produção e Extrativismo, a feira contará com a exposição de todos os setores produtivos do Estado, tanto da área extrativa, como das agrícola, animal, industrial e artesanal.

Destaque na Área Autossustentável – Para dar brilho à feira, a coordenadoria do evento destacou alguns segmentos alternativos de empreendimentos, exemplificando assim que a partir de ideias simples e autossustentáveis pode-se também obter e se desenvolver negócios lucrativos.

A novidade do evento na área animal ficará por conta da criação de quelônios (tartarugas) devidamente autorizada e fiscalizada pelo Ibama. A piscicultura também terá destaque na exposição, empreendimento que vem crescendo em Rio Branco como opção de negócio do ramo de alimentos. O artesanato também será outro setor alternativo que terá destaque na Feira Agropecuária do Acre. Além dos artesãos locais, que estão se aprimorando em cursos e participação de eventos apoiados pelo Sebrae-AC e pelo próprio Governo do Estado, foi convidado um grupo de dez peruanos e bolivianos que apresentarão ao público o artesanato andino dos países vizinhos.

O pólo de Indústrias Florestais de Xapuri (PIFLOR) será uma das estrelas da feira com a exposição dos primeiros resultados práticos da Oficina (Escola de Marcenaria do PIFLOR) implantada há pouco tempo. O PIFLOR, concebido a partir de uma ampla parceria de entidades, que inclui o próprio Governo do Estado e a Prefeitura de Xapuri, para cria peças utilitárias e ornamentais de refugos e sobras de madeira desprezadas pelas madeireiras e marcenarias. Sob a responsabilidade da designer Gisela Brugnara e artesãos italianos que coordenam e dão apoio ao polo vindos da Região de Como, na Itália. A mostra pretende consolidar de vez o projeto como alternativa viável de negócios no Acre.

As áreas industriais e das concessionárias de máquinas e veículos também se farão presentes com apoio necessário das Federações da Indústria e Comércio, além da Associação Comercial (ACISA), SEBRAE, SENAC E SESC, que estarão representando tanto a indústria quanto o comércio acreanos.

Ainda comemorando o Centenário da Revolução Acreana, que transcorreu no último dia seis de agosto, o governador Jorge Viana e todo seu staff de secretários pretendem que a “XXX EXPOACRE"  respire festa. O secretário de Indústria e Comércio, José Fernandes de Lima. mais conhecido como Dudé, diz por que: "O Acre passa por um momento muito importante de sua história e nos queremos partilhar isto com a população. Uma das formas é promover eventos dessa envergadura e trazê-los para cada vez mais perto do povo acreano. É uma forma de trazer alegria e mostrar, ao mesmo tempo, as nossas riquezas, além de provar que o Acre também tem futuro com suas potencialidades",  conclui o secretário.  (Flávia Domingues – Revista Amazon View – Edição 48) 

 
Apolonildo Brito

OUTRAS

Parceiros