Amazon View!

Matérias Temáticas | Turismo

Jalapão, onde a aventura e a natureza se encontram

Durante quatro dias, em meio à exuberante natureza do Estado do Tocantins, ocorreu o 5º Raid Ecológico Jalapão, evento que além de promover competições de rally fora de estrada, ofereceu múltiplo lazer com banhos em rios de águas cristalinas e em belas cachoeiras, canoagem, caminhada ecológica e cavalgadas, além da contemplação da paisagem da região e promoções sociais do evento, como Lual no Sertão, Noite das Arábias, Forró no Cerrado e Pagode.

O Jeep Clube de Tocantins, Secretaria Estadual dos Esportes e a agência oficial Ecotour Brasil Eventos e Turismo promoveram, em julho, o 5° Raid Ecológico Jalapão, que contou com equipes de motos, jeeps e caminhonetes 4x4, as quais uniram a sensação de liberdade com o contato com a natureza,  percorrendo fora de estrada a região do Jalapão, um dos principais ecossistemas turísticos intocados do pais. Os participantes do passeio concorreram em provas de rally de motociclismo e automobilístico da categoria trail nacional e ainda se deleitaram com canoagem, cavalgadas e mergulhos.

Como ninguém é de ferro, eles ainda caíram no Lual no Sertão, Noite das Arábias, Forró no Cerrado e Pagode Pé-de-Serra. Foram quatro dias de convivência com rios, lagoas cristalinas, praias, cachoeiras, dunas misteriosas, cerrados, chapadões, tablados, fauna e flora típicas e tudo de belo que o Jalapão oferece, além do contato direto com as pessoas simples e hospitaleiras da região leste do Tocantins.

O 5° Raid Ecológico do Jalapão saiu do estacionamento externo do Palmas Shopping em carreata pela avenida JK, Praça dos Girassóis, Teotônio Segurado e Taquaruçu. Na primeira cidade de apoio, Ponte Alta do Tocantins, aconteceram as largadas do Rally do Jalapão, motos de passeio e caravana de carros até a Praia dos Crentes, de onde, no dia seguinte, ocorreram as saídas da segunda largada especial do Rally do Jalapão e das caravanas do 5° Raid - Grupo l e 5° Raid - Grupo 2, a primeira para Cachoeira da Formiga e a outra para Cachoeira da Velha.

O terceiro dia do passeio foi marcado por mais deslocamentos das caravanas e o final do Rally, que culminou com entrega de troféus aos vencedores, na localidade Mateiros, seguida da festa Noite das Arábias e Dança do Ventre. O retorno para Palmas foi à tarde do quarto dia, pela Ponte Alta e São Felix. Antes, os aventureiros do raid tiveram ocasião de fazer mergulhos, canoagem, caminhada ecológica e cavalgadas. Com o 5° Raid Ecológico do Jalapão, os promotores do evento, que tiveram apoio de órgãos como Secretaria de Segurança Pública, Secretaria da Saúde, Ministério Público Estadual, Corpo de Bombeiros, Policia Ambiental e Naturatins, alcançaram os seus objetivos, entre os quais a divulgação das potencialidades turísticas da região,  demonstração da capacidade de desenvolvimento sustentável vinculado a um polo ecoturístico e integração cultural entre pessoas de várias partes do país e do mundo com a comunidade local.

Portal de entrada - Ponte Alta do Tocantins que se destaca como o portal de entrada do Jalapão, região detentora de rico ecossistema, um dos mais belos e exuberantes do pais, vem recebendo do prefeito Luiz Carlos Alves de Queiroz atenção especial no que diz respeito ao preparo da cidade para atendimento ao turista. A preocupação do prefeito Luiz Carlos também passa pelo trabalho de conscientização da população, no sentido de manter a limpeza urbana e rural do município de Ponte Alta do Tocantins. (Apolonildo Britto – Revista Amazon View – Edição 48) 

 
Apolonildo Brito

OUTRAS

Parceiros