Opinião | Reportagens |

Jornalismo » Opinião

   

Opinião

Musicalidade mocoronga, um sortilégio regional

Muito se tem falado, em prosa e verso, sobre a musicalidade de que são dotados os habitantes da região em que se encontram os rios Amazonas e Tapajós, sobretudo os nativos de Santarém, cujas composições e músicos são reconhecidos no Brasil, alguns internacionalmente. Há quem diga que o privilégio de Santarém possuir música própria, peculiares, são sortilégios de suas belezas naturais, responsáveis pela inspiração de seus poetas e compositores.
ver mais
»
 

   

Opinião

Yanomami, uma insidiosa babel de tribos

As origens dos índios Yanomami desfiam polêmicas e envolvem até pretensas conspirações internacionais, segundo denúncias de oficiais do Exército brasileiro. O livro “A Farsa Yanomami” diz que esta etnia teria sido forjada por Ongs à serviço da Inglaterra, para encobrir a maior e mais rica província mineral do planeta, na tríplice fronteira do Brasil, Venezuela e Guiana. A denuncia afirma que até a palavra Yanomami inexiste nas etnias locais
ver mais
»
 

   

Opinião

Estado do Tapajós: o sonho continua vivo

Decisão equivocada do TSE sufoca o direto de emancipação das populações das regiões de Carajás e Tapajós, no Estado do Pará, que votaram Sim (93%) no plebiscito, mas foram vencidas pelo maior colégio eleitoral estadual, Região Metropolitana de Belém. Apesar do resultado, o Pará continua dividido em três e promete novos ações divisionistas, além de acirrar ainda mais o repúdio aos políticos da capital paraense.
ver mais
»
 

   

Opinião

Estado do Tapajós ainda pode se tornar realidade

O centenário sonho da população da parte Oeste do Pará começa a se tornar realidade com a aprovação do Estado do Tapajós, pelo Senado Federal. Se o projeto de lei de autoria do senador Mazarildo Cavalcante (PFL-RR), que prevê a divisão do território paraense, passar pela Câmara Federal, um plebiscito será feito em 181 dias, com consulta em todo o território paraense, para decidir sobre a criação desta nova unidade federativa.
ver mais
»
 


  »

Parceiros