Cultura | Ecologia | Fauna | Flora | Lendas | Turismo |

Matérias Temáticas »

   

Turismo

Costa atlântica, a boa opção do veraneio paraense

Na Amazônia, para quem procura sol e mar, o destino é a costa atlântica do Pará. São quilômetros e quilômetros de praias, algumas ainda quase inexploradas. Toda a região é cortada por boas estradas. Os principais balneários têm boa infra-estrutura para receber turistas e o que é melhor, no Estado do Pará o sol brilha quase o ano inteiro.
ver mais
»
 

   

Turismo

História e aventura, filões turísticos de Roraima

Com o início da estação das chuvas em Roraima, praticamente quase todos os rios do Estado passam a ser navegáveis, principalmente o Branco, principal artéria de escoamento fluvial da bacia roraimense, que deságua no rio Negro, no Estado do Amazonas. Com o aumento do volume das águas, o rio Branco cria alternativas turísticas para Boa Vista e excelentes opções para o esporte náutico e pescarias.
ver mais
»
 

   

Cultura

Icamiabas, as mulheres guereriras de Orellana

O lendário amazônico é riquíssimo e complexo porque mescla elementos mitológicos dos indígenas sul-americanos com aqueles trazidos pelos colonizadores lusitanos e espanhóis. É difícil saber qual a origem das lendas cultivadas pelas populações caboclas, visto que elas se interagiram ao longo do tempo, intercambiando valores e entidades. Contudo, a maioria do lendário amazônico tem correspondente universal.
ver mais
»
 

   

Cultura

No reino encantado do Boi-Bumbá de Parintins

Maior salão de exposição de artes a céu aberto, Parintins está toda engalanada para mostrar ao mundo a apoteose do Festival Folclórico, através das performances dos Bois Caprichoso e Garantido, que em três noites dão espetáculos de cores, luz, brilho e fantasia. A gigantesca produção artística, toda concebida por mãos e mentes regionais, fez Hans Donner, da TV Globo, afirmar, que a cidade tem o maior índice mundial de artistas por metro quadrado.
ver mais
»
 

   

Turismo

Oriximiná repete sucesso de Pesca Esportiva

Oriximiná, próspero município paraense localizado à margem do rio Trombetas, sediou, pela segunda vez, o TOPE, no lago Caipuru. O evento repetiu o sucesso anterior, mostrando o grande potencial que a pesca esportiva representa para o município. O evento serviu, ainda, para outros esportes aquáticos como boating, jet-sky e, principalmente, deliciosos banhos na praia do lago, curtindo o bronzeado oferecido pelo sol brilhante do Oeste do Pará
ver mais
»
 

   

Cultura

Museu Goeldi – 135 anos de pesquisas científicas

O Museu Emílio Goeldi completou 135 anos, sempre atraindo a atenção de cientistas e turistas pelo trabalho pioneiro que desenvolve na Amazônia e pelo acervo que possui – único no mundo. O Museu possui 26 mil livros, seis mil periódicos, fotografias, filmes, fitas, microfilmes, jornais e folhetos, 800 espécies botânicas, 600 animais, 81 mil peças arqueológicas, seis mil espécimes paleontológica e mineralógica, além de mais de mil amostras diversas
ver mais
»
 

   

Ecologia

Roraima detém 50% das orquídeas da Amazônia

A Amazônia possui cerca de 800 espécies de orquídeas, sendo, aproximadamente 400 dessas em Roraima. No entanto, em razão de sua localização, esse número pode ultrapassar ao registrado na Região, uma vez que a proximidade com a Venezuela, República Cooperativista da Guiana e os Estados do Pará e Amazonas proporciona grande variedade de ecossistemas e regiões de transição.
ver mais
»
 

   

Cultura

Cidade de Manaus festeja 332 anos de fundação

Os festejos do aniversário de fundação de Manaus trouxeram este ano a solução da polêmica que já dura alguns anos: a cidade teria 153 anos da data em que ganhou o nome da atual capital do Amazonas, adotada oficialmente desde 1980; ou 332, como advogam o Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas (IGHA) e várias academias amazonense (Letras Jurídicas, Maçônica de Letras e Medicina), com o apoio do Governo do Estado.
ver mais
»
 

   

Ecologia

Parque Nacional do Jaú, o terceiro maior do mundo

Caminhar pelas trilhas do segundo maior parque da América Latina e navegar pelos rios que serpenteiam na região são algumas das atrações do Parque Nacional do Jaú, uma unidade de proteção integral da natureza localizada no Estado do Amazonas, com território distribuído pelos municípios de Barcelos e Novo Airão. Fauna abundante e flora imponente da Floresta Amazônica descortinam-se a cada curva dos rios e igarapés do Parque.
ver mais
»
 

   

Turismo

Praça Batista Campos, um oásis bucólico de Belém

Construída por Antônio Lemos, que mudou o perfil arquitetônico da cidade, no início do século XX, a praça vem ganhando melhorias ao longo dos cem anos de sua existência, sem perder as características originais. A praça Batista Campos já nasceu com a pretensão de ser a mais bonita, se não for a do país como preconizou o então intendente Antônio Lemos, em 1901, três anos antes de concluí-la, pelo menos é a mais bonita de Belém,
ver mais
»
 


« Anterior   Próximo »

Parceiros