Cultura | Ecologia | Fauna | Flora | Lendas | Turismo |

Matérias Temáticas » Ecologia

   

Ecologia

Reserva Biológica do Uatumã (Rebio-Uatumã)

Garantindo a preservação de mais de 562 mil hectares, a Reserva Biológica do Uatumã é mais um importante refúgio da biodiversidade da Amazônia. Localizada nos municípios de Presidente Figueiredo, São Sebastião do Uatumã e Urucará, a Rebio-Uatumã é considerada área prioritária à manutenção da diversidade biológica regional e faz parte do Corredor Ecológico da Amazônia Central, maior conjunto de áreas naturais protegidas do planeta.
ver mais
»
 

   

Ecologia

Roraima detém 50% das orquídeas da Amazônia

A Amazônia possui cerca de 800 espécies de orquídeas, sendo, aproximadamente 400 dessas em Roraima. No entanto, em razão de sua localização, esse número pode ultrapassar ao registrado na Região, uma vez que a proximidade com a Venezuela, República Cooperativista da Guiana e os Estados do Pará e Amazonas proporciona grande variedade de ecossistemas e regiões de transição.
ver mais
»
 

   

Ecologia

Parque Nacional do Jaú, o terceiro maior do mundo

Caminhar pelas trilhas do segundo maior parque da América Latina e navegar pelos rios que serpenteiam na região são algumas das atrações do Parque Nacional do Jaú, uma unidade de proteção integral da natureza localizada no Estado do Amazonas, com território distribuído pelos municípios de Barcelos e Novo Airão. Fauna abundante e flora imponente da Floresta Amazônica descortinam-se a cada curva dos rios e igarapés do Parque.
ver mais
»
 

   

Ecologia

Biodiversidade: a natureza viva do Amapá

Rico em biodiversidade, o Amapá desponta com A menor taxa de degradação ambiental entre os estados brasileiros, possui 30% de seu território protegidos por áreas de preservação e reservas indígenas, além de executar à risca um programa de desenvolvimento sustentável. Seu cenário é composto por sete grandes ecossistemas praticamente intocados pelo homem: manguezais, rios, lagos, várzeas, floresta tropical de terra firme e cerrados.
ver mais
»
 

   

Ecologia

Observação de aves atrai turistas ao Amazonas

Das 9.700 espécies de aves existentes no mundo, 3.100 ocorrem na América do Sul. Destas, 1.677 estão no Brasil, com mil espécies na Amazônia, 283 dessas com distribuição restrita ou são raras, considerando as que ocorrem em apenas uma das três grandes divisões da região (do rio Negro ao Atlântico; do Madeira ao Tapajós ou Tapajós até ao Maranhão e o restante até às fronteiras ocidentais do país).
ver mais
»
 

   

Ecologia

Amazonas cria lei de mudanças climáticas

O Amazonas sai na frente e lança a primeira lei brasileira de mudanças climáticas para fazer face ao aquecimento global. Com essa lei, o Amazonas cria mecanismos para incentivar a redução dos impactos ambientais no Estado e emissões de gases de efeito estufa, combinando esforços dos programas Zona Franca Verde, Bolsa Floresta e outros que visam manter conservadas 98% de suas florestas.
ver mais
»
 

   

Ecologia

Amazônia: o filão de água potável

A seca dos rios da Amazônia, no período de estiagem de 2010, a maior em 100 anos, ganhou as primeiras páginas da imprensa mundial, mas a região voltou a seu ciclo pluviométrico normal, detendo o maior volume d´água do mundo, 81% do total de água potável disponível no Brasil. Cerca de 21 mil Km de rios são navegáveis na Amazônia, despejando anualmente 20% da água doce que os oceanos recebem. Nesse universo aquático vive uma civilização ribeirinha
ver mais
»
 

   

Ecologia

Andiroba, a milagrosa árvore da vida

A andiroba é um vegetal milagroso e seus subprodutos são obrigatórios nas feiras livres, mercados, farmácias e lojas de cosméticos da Região Norte, principalmente nos lares. Devido suas propriedades terapêutica, o produto também é comercializado até mesmo fora do Brasil. Várias instituições de pesquisas desenvolvem estudos sobre a andiroba, seus princípios ativos e aplicações. Conheça as propriedades desse vegetal “mágico”.
ver mais
»
 

   

Ecologia

Aves aquáticas abundam na Amazônia

A dinâmica dos rios amazônicos é diretamente responsável pela criação de uma grande variedade de hábitats, o que faz a região ter a maior diversidade de aves do mundo, o equivalente a 245 espécies em uma área de 100 hectares. A maioria dos biólogos acredita que existam cerca de 1.778 espécies de ave na parte brasileira da Floresta Amazônica, que detém 12% da avifauna do planeta, com mil delas catalogadas no Estado do Amazonas.
ver mais
»
 

   

Ecologia

ONU adverte Amazônia para mudanças do clima

Projeções catastróficas para a Amazônia apontam a savanização de sua floresta nos próximos 50 anos. Esta visão apocalíptica é do IPCC, órgão cientifico das Nações Unidas responsável pelo assunto. As alterações também incluem mudanças no regime de chuvas, secas e perda de 30% da vida animal e vegetal da Região. Governo do Amazonas desponta na vanguarda e formula políticas ligadas a preservação ambiental
ver mais
»
 


  Próximo »

Parceiros