Cultura | Ecologia | Fauna | Flora | Lendas | Turismo |

Matérias Temáticas » Fauna

   

Fauna

Búfalo, mais robustez e versatilidade

Animal de origem asiática, o búfalo é produtor de carne e leite superior ao gado bovino, possuindo 40% menos colesterol, 12 vezes menos gordura, 55% menos caloria, 11% mais proteína e 10% mais minerais. A FAO o considera como o animal doméstico mais dócil do planeta, de fácil criação, manejo e melhor adaptação às mais variadas condições.
ver mais
»
 

   

Fauna

Onça-pintada, o maior felino das Américas

Também conhecida por pintada, onça-verdadeira ou por diversos outros nomes, a onça-pintada é terceiro maior felino do mundo, sendo o maior do continente americano. Seu habitat ocorria desde do sul dos Estado Unidos até o norte da Argentina. A onça faz parte da mitologia de varias culturas americanas, tido como animal sagrado, mas apesar sempre caçado pelo homem por sua bela pele e conceito
ver mais
»
 

   

Fauna

Papagaio, a ave que designou o Brasil

O papagaio é uma das mais belas e importantes aves do Brasil, tanto que a antiga Cartografia designava o país como “Brasil, terra dos Papagaios”. É a espécie de animal que mais impressiona os homens, não apenas por sua simpatia e inteligência, mas também pela beleza de sua plumagem. Destaca-se ainda pela sua mansidão, domesticidade e tagarelice, sendo hábil imitador da fala humana.
ver mais
»
 

   

Fauna

Pirarucu, um peixe pré-histórico

Conhecido como “bacalhau-da-amazônia”, o pirarucu é um dos maiores peixes de água doce do Planeta. Nativo da Amazônia, ele pode alcançar 2,5m de comprimento e 150 quilos de peso, porém, chegam a afirmar que há ocorrência do pescado com 4,5m e 250kg. É um peixe que não se modifica há cem milhões de anos e agrada os mais diferentes paladares pele textura e sabor da sua carne
ver mais
»
 

   

Fauna

Sapo Garimpeiro – beleza multicolorida mortal

Quem adentrar a floresta setentrional da Amazônia durante o período chuvoso, poderá encontrar um belo sapinho preto, azul e amarelo que muitos denominam sapo-garimpeiro (Dendrobates tinctorius). Cuidado, ele pode ser mortal! Esta espécie de batráquio é famoso pela coloração por possuir (alguns deles) poderoso veneno, podendo ser mortal.
ver mais
»
 

   

Fauna

Sauim-de-coleira, uma luta de sobrevivência

O sauim-de-coleira, macaquinho que no mundo todo existe apenas na capital amazonense e arredores, é um dos ícones mais importantes da fauna manauense. Por estar ameaçado de extinção, esse animal goza da proteção oficial da Prefeitura de Manaus no Projeto Sauim Vivo, abrigado no Refúgio da Vida Silvestre Sauim Castanheiras.
ver mais
»
 

   

Fauna

Sucuri, a serpente gigante dos rios

A sucuriju (Eunectes murinus) ou simplesmente sucuri está inserida na memória cultural dos ribeirinhos da Amazônia, originando crenças e histórias fantásticas, como a da lendária Cobra-Grande, Boiúna e de outras entidades ofídicas da mitologia regional. De fato ela inspira medo, não só pelo seu conceito subjetivo que inspira, mas por ser a segunda maior serpente no mundo.
ver mais
»
 

   

Fauna

Tamanduá, um bicho muito diferente

Nenhum animal pode ser confundido com um tamanduá, que tem bico fino e comprido, corpo peludo e magro, cujo rabo parece um espanador de pó e as patas dianteiras com quatro grandes garras, que fazem dele um bicho muito diferente. Também é conhecido por papa-formiga, um mamífero que vive nas florestas e savanas da América Central e do Sul.
ver mais
»
 

   

Fauna

Garça: bela e elegante em todo o Planeta

As garças são aves de varias espécies, distribuídas pelo mundo inteiro. Elas habitam preferencialmente as zonas costeiras, ou perto de lagos, rios ou estuários. Possuem patas longas e pescoço comprido, além de forma do bico variada, de acordo com os hábitos alimentares. As asas são grandes e alongadas, com plumagem de cores variadas, de acordo com a espécie. Vivem em bandos, freqüentam rios, lagoas, charcos ou manguezais de pouca salinidade.
ver mais
»
 

   

Fauna

O Vôo vermelho-carmesim dos Guarás

O guará é uma das aves mais belas e vistosas do mundo, colorindo ainda mais a paisagem com a sua cor vermelho-carmesim. A espécie se reproduz em colônias, tendo os densos manguezais como locais preferidos. A ave surge sempre em bandos, para dormir. O Pará abriga as maiores populações brasileiras de guarás, que é um dos símbolos da fauna paraense, citado também com orgulho pelos amapaenses.
ver mais
»
 


  Próximo »

Parceiros